Acupuntura Clínica

dor-aplicacao-das-agulhas

O que é Acupuntura?

A Acupuntura é um método para estimular o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças. Ela consiste na inserção de agulhas (tão finas como um fio de cabelo) em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele. Essas agulhas têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.

Como funciona a Acupuntura?

A Acupuntura produz a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e antiinflamatórias produzidas pelo próprio organismo como endorfinas, serotoninas, próstaglandinas e encefalinas.

Acupuntura dói?

Acupuntura não dói. Ou pelo menos não é pra doer. O que se sente é uma sensação de “choquinho” quando a agulha penetra corretamente no ponto. Os chineses chamam essa sensação de “Te Qi” ou chegada de energia.
É essa sensação (que cessa segundos após a colocação da agulha) que faz o seu organismo responder ao tratamento. Sem esse “choquinho”, o tratamento não tem efeito (salvo algumas raras exceções).

Pega-se doença fazendo acupuntura?

Curam-se doenças fazendo acupuntura. A prática bem realizada da medicina chinesa é inócua à saúde. Um material esterilizado e livre de contaminação é essencial não só na acupuntura como em qualquer prática onde se penetre o corpo humano, até mesmo numa manicure. Normalmente usa-se material descartável ou um kit de uso pessoal, com o qual o paciente não terá risco algum.

É verdade que acupuntura emagrece? Quantos kilos dá pra perder?

A acupuntura não tira um só grama de você. O que se faz com a acupuntura no tratamento de obesidade é regular um organismo completamente desorganizado e mal acostumado. Com a acupuntura é possível regular o metabolismo, amenizar a ansiedade, equilibrar a compulsão por comida, fazer o organismo eliminar melhor as toxinas e com isso perder peso. Não existe mágica para perder peso, mas a acupuntura é muito recomendada pelo sucesso nos tratamentos de obesidade exatamente por fazer um trabalho completo, sem contra indicações e sem riscos à saúde do paciente…bem diferente do que se observa nos tratamentos com fórmulas à base de benzodiazepínicos associados a anfetaminas.

Acupuntura cura impotência sexual?

A acupuntura é um excelente coadjuvante nesse tipo de tratamento.
Existem dois grandes tipos de impotência: orgânica e psicológica. A acupuntura ajuda muito na primeira e contribui com excelência na segunda. Na impotência por motivos orgânicos, o tratamento ajuda o paciente a equilibrar melhor o funcionamento do organismo que passará a distribuir melhor a sua vitalidade, melhorando dessa forma o seu vigor sexual.
A acupuntura faz o papel de coadjuvante do tratamento psicológico. Nesses casos, a acupuntura contribui diminuindo a ansiedade desse paciente fazendo-o assimilar melhor o tratamento principal, e com isso oferecendo melhores condições de uma cura mais rápida.

Acupuntura faz parar de fumar?

Não. Quem para de fumar é o fumante. A acupuntura apenas age em determinadas áreas do cérebro, inibindo parte do mecanismo do vício e também contribuindo na amenização da chamada “síndrome de abstinência”. Usa-se muito a técnica de “desmame”, largamente utilizada em tratamentos de viciados em drogas pesadas. É sempre bom lembrar que a nicotina é uma droga e vicia.

Quantas sessões de acupuntura são necessárias para um tratamento completo?

Depende do tratamento e depende do problema a ser tratado.Uma dor recente leva menos tempo pra se debelar, enquanto uma dor mais antiga nos consome mais tempo devido a esta já se encontrar em “comunhão” com o corpo do paciente.
Não existe regra para um tratamento, mas comumente 8 a 10 sessões costumam resolver a maioria dos problemas osteo-musculares. Patologias de ordem neurológica requerem mais tempo de tratamento.

Se eu começar a fazer acupuntura, vou ter que fazer pra sempre?

Não. Nada é para sempre. A acupuntura equilibra o seu organismo e devolve a você a integridade fisiológica perdida. Tão logo o paciente se recupera, ele recebe alta e só retorna quando novamente for necessário.

Acupuntura é só agulha?

Não. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma série de recursos. Exemplo: Aplicação Sistêmica, Ventosa, Moxa, Aurículo, Magneto, Eletro e outros.

Como é o tratamento?

A sessão se divide em três etapas: anamnese, terapêutica e aplicação com duração de 1 hora. Anamnese é a investigação do quadro clínico do paciente. Cruza-se as informações dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através de diagnósticos pela língua, pulso e linguagem não verbal. Terapêutica consiste na determinação dos pontos a serem trabalhados e das técnicas que serão utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sessões, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade. Aplicação é o momento da utilização das técnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, faz-se assepsia com álcool nos locais onde será feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartáveis por um período de 15 a 30 minutos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da soma do relato do paciente às análises da Língua (análise do microssistema), Pulso (observação da função dos meridianos) e Linguagem não verbal (postura, tez, voz).

Acupuntura tem contra indicações?

Sim. Em caso de gestação, sugere-se receber a aplicação até o terceiro mês de gravidez, para evitar o estímulo da contração. Em caso de portador de marca-passo, não se recomenda o uso de eletroestimulação. Importante ressaltar que cada terapeuta tem a sua abordagem e nada substitui o bom senso.

Quais doenças ela pode tratar?

Estudos bem controlados, à luz da metodologia científica, comprovam a abrangente ação da Acupuntura. Esses dados a indicam no tratamento de variadas disfunções orgânicas, quais sejam: neurológicas, psiquiátricas, ginecológicas, pulmonares, ortopédicas, reumatológicas, digestivas, entre outras. Em decorrência dessas evidências a Organização Mundial da Saúde- OMS organizou extensa lista com mais de 300 doenças tratáveis através da acupuntura, que tem sido utilizada como referência em vários países. Em resumo, todas as doenças ou distúrbios que apresentem sintomas de dor, inflamação, contração muscular, ansiedade, depressão, reações alérgicas e outras, podem ser tratadas pela acupuntura. Por isso, seu médico de acupuntura vai orientar de forma racional.

Como é um atendimento em Acupuntura?

Uma consulta em Acupuntura vai muito além do que uma simples inserção de agulhas no corpo. O atendimento deve seguir uma sequência obrigatória de procedimentos realizados em qualquer outra consulta médica: ouvir o paciente, em uma anamnese, realizar o exame físico, solicitar e interpretar eventuais exames complementares e elaborar um diagnóstico clínico. Com base nos dados da consulta o terapeuta decidirá se o tratamento por acupuntura será indicado, se existe necessidade de associar alguma medicação ou outra modalidade de tratamento e estabelecerá um prognóstico. Nessa ocasião, explicará também sobre a técnica de tratamento com acupuntura e as possibilidades de sucesso para o caso.

Fonte: Vida em Movimento.