Acupuntura é eficaz em tratar alergia, diz estudo

Em estudo, participantes submetidos a sessões da prática relataram um maior alívio de sintomas como coriza e lacrimação do que quem apenas foi medicado

Acupuntura (Thinkstock/VEJA/VEJA)
Acupuntura (Thinkstock/VEJA/VEJA)

Depois de estudos recentes terem comprovado que a acupuntura é eficaz no tratamento de algumas dores crônicas, como lombalgia, osteoartrite e cefaleia, uma nova pesquisa alemã sugere que a prática pode ajudar a reduzir sintomas de alergias sazonais, que aparecem dependendo da época do ano e incluem lacrimação nos olhos e coriza. Os resultados foram publicados nesta terça-feira no periódico Annals of Internal Medicine.

ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, sistema que busca prevenir e tratar doenças por meio de um conjunto de práticas que inclui fitoterapia, exercícios físicos e alimentação adequada. Acredita-se que ao introduzir as agulhas (muitas vezes com baixas correntes elétricas que as aquecem) em pontos especificos, o fluxo do qi (força vital) é desbloqueado, retomando o equilíbrio entre o yin e yang (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos, calor e frio, excesso e deficiência). Estudos já provaram que a acupuntura alivia dores e sintomas como náuseas e vômitos. Ela age interrompendo a percepção de dor enviada ao sistema nervoso central e liberando ‘analgésicos naturais’ na corrente sanguínea .

A pesquisa, feita no Centro Médico da Universidade Charité, em Berlim, na Alemanha, envolveu 422 pessoas que sofriam de alergias sazonais. Parte delas foi submetida a sessões reais de acupuntura e outra parte, a sessões falsas de prática – e todos os participantes só receberam medicamentos anti-histamínicos caso precisassem. O restante das pessoas apenas recebeu o remédio.

Antes de começar o tratamento e após 12 sessões de acupuntura (verdadeira ou falsa), os participantes relataram a intensidade de seus sintomas dentro de uma escala de zero a seis – sendo zero nenhum sintoma e seis, sintomas muito fortes. Os indivíduos submetidos à acupuntura real foram aqueles que relataram a melhora mais significativa. Na escala dos sintomas, eles afirmaram que os problemas foram reduzidos em até 2,7 pontos – 0,7 a mais do que a média relatada pelos indivíduos que apenas foram medicados e 0,5 a mais do que os submetidos à acupuntura falsa.

Apesar disso, os pesquisadores observaram que os efeitos da acupuntura após o término do tratamento não são eficazes a longo prazo. Isso porque, oito semanas depois que as sessões terminaram, nenhum participante relatou uma melhora significativa dos sintomas.

No estudo, os autores não conseguiram explicar de que forma a acupuntura interfere nos sintomas da alergia e como ocorre seu efeito benéfico sobre o sistema imunológico. Segundo o coordenador da pesquisa, Benno Brinkhaus, a acupuntura pode ser uma alternativa para pacientes que sofrem de alergias há anos e que, por algum motivo, não se dão bem com os medicamentos para o problema.

Fonte: Veja.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *