ACUPUNTURA X TABAGISMO

tabagismo site

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável e mata mais de cinco milhões de pessoas no mundo.
Acupuntura pode ser um tratamento para ajudar no abandono do uso do tabaco, como também minimizar os sintomas da abstinência, tais como: irritabilidade, ansiedade, distúrbios do sono, aumento do apetite, alterações cognitivas, “fissura”, tristeza, depressão, vazio, sentimentos negativos, frustração, desânimo, tontura, dificuldade respiratória, paresia dos MMSS e MMII, alterações cognitivas (dificuldade concentração), cefaleia e mal humor.
O uso do cigarro, a médio e longo prazo, pode trazer graves como por exemplo: cânceres, angina, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, hipertensão arterial sistêmica, infertilidade, AVC, disfunção erétil.
A Acupuntura é bastante utilizada no tratamento de algias/dores, hemiplegias, obesidade, doenças psicológicas inclusive os vícios. A escolha de determinados pontos de Acupuntura promovem o aumento nos níveis de endorfina, encefalina, adrenalina, noradrenalina, serotonina e dopamina no Sistema Nervoso Central (SNC) e no sangue, que causam a mesma sensação de bem- estar e prazer que a nicotina oferece, diminuindo assim a procura e o desejo de fumar e o impedimento
de sintomas psicológicos.
Pontos Para Tratamento com Acupuntura:

ShenMen este ponto tem função de acalmar o Coração e a Mente. É também um ponto analgésico. O ShenMen é indicado no tratamento das mais diversas formas de afecções, como insônia, ansiedade, desordens mentais, dores de toda natureza, doenças anafiláticas, etc. A estimulação desse ponto reduz a febre, neutraliza a intoxicação e trata doenças inflamatórias. Utilizado também para aliviar tosse seca e asma brônquica. É efetivo para harmonizar o Fígado, para curar epilepsia e hipertensão.

Simpático: utiliza-se esse ponto no tratamento de doenças causadas por desequilíbrio neurovegetativo. Possui forte ação analgésica e espasmolítica dos órgãos intestinais. Ainda possui a propriedade de relaxar os vasos sanguíneos, sendo utilizado no tratamento de doenças arteriais.
Traquéia: usado para espasmo de traquéia, regurgitação e arrotos.
C7 (ShenMen) harmoniza o Coração; harmoniza o Yong Qi; acalma o Shen, fortalece a mente; transforma Mucosidade do Coração; faz a limpeza de Calor do Coração; refresca o Calor do Sangue; dispersa a Mucosidade e o Vento Perverso. É indicado para insônia, sono perturbado por pesadelos, taquicardia, histeria, pavor, ansiedade, palpitações, neurastenia, irritabilidade, amnésia, depressão, doenças mentais, sonhos excessivos, angina do peito, dor torácica, para alivio de síndromes de abstinência nos casos de pacientes dependentes de qualquer tipo de vicio. CS6 (Neiguan) harmoniza e tonifica o Coração, o Sangue do Coração; harmoniza o Triplo Aquecedor; harmoniza o Qi do Estômago e do tórax; harmoniza a Energia Essencial; acalma o Shen e o Coração, clareia a Mente; dispersa a Mucosidade; redireciona o Qi contracorrente. É indicado para dores e mal-estar no coração, plenitude de tórax, gastralgia, náuseas e vômitos, histeria, epilepsia, insônia, angina no peito, doença cardíaca reumática, palpitações, hipertireoidismo, convulsão, dor associada à cirurgia, esquizofrenia, todas as desordens mentais, cervicalgia com mal-estar torácico.
CS8 (Laogong): harmoniza o Coração; acalma o Qi do Estômago; harmoniza e clareia o Shen; refresca o calor do Sangue; dispersa o Vento Perverso e a UmidadeCalor. É indicado pra nevralgia intercostal, estado de coma, convulsões infantis, distúrbios mentais, afasia histérica, infecção crônica da pele da mão, epilepsia, angina no peito, estomatite, suor excessivo na palma da mão, parestesia de tremores dos dedos, tristeza, perda de controle emocional.
IG4 (Hegu): facilita o trânsito e a descida dos alimentos do Estômago para os Intestinos; libera o Calor Perverso interno para a superfície do corpo; dispersa o Vento, o Vento-Calor e o Vento-Frio; dispersa o excesso de Coração; promove a desobstrução de Qi estagnados dos Canais de Energia; ativa a circulação de Qi e Sangue nos vasos sanguíneos; clareia a visão; reanima o estado e inconsciência; transforma a Mucosidade, a Umidade-Calor; tonifica o Wei Qi. É indicado pra cefaléia, amigdalite, odontalgia, rinite, obstrução nasal, faringite, paralisia facial,afonia, astenia mental, dores oculares, artrite temporomandibular, dor e paralisia de membros superiores, neurastenia, dores em geral, epilepsia, depressão, mania, parto prolongado, urticária, dor abdominal.
IG10 (Shousanli): harmoniza o Qi do Estômago e do Intestino Grosso; regulariza e harmoniza o Qi do Triplo Aquecedor; faz transitar o Qi nos Canais de Energia de Conexão. Tem indicação para dores no ombro e no braço, tremores e paralisias do membro superior, gastralgia, dor abdominal, diarréia, indigestão, odontalgia, inchaço na mandíbula e na maxila.
TA5 (Waiguan): harmoniza o Qi do Triplo Aquecedor e do Yang Qiao Mai; libera para o Exterior as Energias Perversas; relaxa e fortalece os tendões; facilita a circulação de Qi nos bloqueios de Qi nos Canais de Energia. É indicado para cefaleias, enxaquecas, zumbidos, vertigens, surdez, mudez repentina, febre, resfriado, torcicolo, paralisia dos membros superiores, dores torácicas, pneumonia, parotidite, enurese noturna, cervicalgia, hemiplegia, toda patogenia de quadril.
TA6 (Zhigou): harmoniza o Triplo Aquecedor; faz circular o Qi das Vísceras; harmoniza o Qi, difunde o Qi; dispersa o Vento, o Vento-Calor e a Mucosidade; remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia. Tem indicação para gripe de instalação súbita, dores torácicas no hipocôndrio e nos lados do tórax, dores no ombro e no dorso, afecções febris, angina no peito, paralisia de membros superiores, mudez, hipogalactia, afonia repentina, surdez, trismo. Ponto específico para tratamento de constipação intestinal, por levar a Água aquecida aos Intestinos. E36 (Zusanli): regulariza, harmoniza e fortalece o Qi Mediano; tonifica o qi Nutrição, o Qi e o Sangue; harmoniza e tonifica o Pulmão; tonifica o Rim e o Yuan Qi; tonifica o Wei Qi, restaura o Yang Qi e forma o Jin Ye; faz circular o Qi e o Sangue; aumenta a Energia Essencial; redireciona o Qi em tumulto; transforma a Umidade e a Umidade-Calor; drena a Umidade e a Umidade-Frio; dispersa o Vento e o Frio. É indicado nas gastrites aguda e crônica, úlceras gástrica e duodenal, enterites aguda e crônica, pancreatite aguda, indigestão, hemiplegia, estado de choque, fraqueza geral, anemia, alergia, hipotensão, icterícia, convulsão, asma, enurese, neurastenia, afecções do sistema reprodutor, dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade de urinar, epilepsia, palpitação, estupor, depressão e mania, gritos histéricos.
VC12 (Zhongwan): harmoniza, fortalece e tonifica o Baço/Pâncreas; harmoniza o Qi do Estômago e do Aquecedor Médio; tonifica o Yong Qi; redireciona o Qi em tumulto; harmoniza o Qi e o Sangue; dispersa a Umidade, a Umidade-Calor e a Mucosidade. Tem indicação para gastralgias, gastrites aguda e crônica, ptose gástrica, vômitos, náuseas, dispepsia, meteorismo abdominal, úlcera do estômago, disfagia, icterícia, hipertensão arterial, distúrbios mentais, obstrução intestinal aguda, diarréia, empachamento gástrico, estufamento abdominal, anorexia, anemia, fraqueza, insônia, epilepsia, subida do Qi por fadiga mental.
“A acupuntura inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas”.
#acupuntura #medicinatradicionalchinesa #centrodeacupunturariodasostras #riodasostras #tabagismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *