CERVICALGIA X ACUPUNTURA

cervicalgia

 

Nervoso? Estressado? Dor forte no pescoço? Irradia para o topo da cabeça ou para os braço de uma hora para a outra? 
 
Conhecido como cervicobraquialgia ou cervicalgia. Caracteriza-se pela dor na região da coluna vertebral, situada entre os ombros e a base da cabeça (osso occipital), com eventual irradiação para a cabeça, escápula, membros superiores ou coluna dorsal.
 
Os sintomas são:dor,cefaleia,vertigem, náusea, zumbido, parestesia (dormência), perda de força muscular,limitação funcional.
Paulo Seiji Kurihara, autor do capítulo “Acupuntura e Psicologia”, na obra de Suzete Coló Rossetto, “Acupuntura multidisciplinar”, diz:
“As cervicobraquialgias ocorrem pelo ataque das energias perversas, vento, frio e umidade, que invadem os meridianos da vesícula biliar e bexiga, provocando a estagnação de Qi e sangue, provocando dor que pode irradiar para a extremidade do membro superior, além de dificultar a movimentação do pescoço. Para promover a circulação do Qi, os pontos TA2, TA3, TA10 e VB43 podem ser utilizados no tratamento”.
 
Em casos em que a dor segue em direção dorsal, estendendo-se para a região escapular, provocando rigidez muscular nesta região e dolorosos á pressão em razão da tensão e estresse, seguindo o trajeto do meridiano do Intestino delgado, os pontos ID2, ID3, ID11, ID13, B11, B65, B66, VG14 podem ser utilizados como tratamento.”
 
Na MTC, idade avançada, insuficiência de Jing (genética), excesso de trabalho, levam a uma Insuficiência de Yin do Rim,com má nutrição dos ossos e osteoartrite e leva á irradiação da dor e restrições na amplitude do movimento do pescoço com Teste de compressão positivo.Os pontos sugeridos para tratamento desta síndrome são : ID3, Jia Ji, VG14, VG20, VB21, IG15, associados a pontos para tonificar o Yin do Rim : R3, BP6, B23.
 
A acupuntura trata-se de um recurso adicional ao tratamento convencional, pois após alguns tratamentos foi constatada uma redução significativa da intensidade da dor, do consumo de analgésicos, e das desordens do sono, entre outros fatores, com resultados visíveis logo após a primeira sessão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *